14/11/2012

TI MAIOR: EDITAL VAI ESCOLHER ACELERADORAS PARA APOIAR STARTUPS

Até o final deste, será lançado o edital de licitação Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a escolha das primeiras aceleradoras que vão apoiar startups contempladas pelo programa TI Maior. A chamada pública prevê a seleção de cinco companhias com capacidade para alavancar empresas iniciantes do setor de software e serviços de tecnologia da informação. O aporte destinado para essa rodada é de 10 milhões de reais.

Cada uma dessas cinco aceleradoras receberá cerca de dois milhões de reais para apoiar uma média de oito startups, selecionadas pelo Programa de Aceleração de Empresas de Software e Serviços de Tecnologias da Informação (Start-Up Brasil). A iniciativa faz parte da estratégia do TI Maior, lançada em agosto deste ano, para aumentar a competição das companhias de software no mercado local e externo.

Segundo Vírgilio Almeida, Secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTI, o edital com os critérios para seleção das cinco primeiras aceleradoras do programa de Start-Up Brasil será lançado até o final do mês pelo ministro da pasta, Marco Antonio Raupp. Ele informa que nessa primeira etapa os recursos a serem desembolsados pelo MCTI são da ordem de 10 milhões de reais.

Esse aporte será aplicado na preparação de 40 startups. "Vamos buscar aceleradoras com capacidade para fomentar startups. O ideal é que elas cooperação com investidores", afirma o secretário do MCTI, destacando que todos os critérios para licitação estão no edital em fase final de elaboração.

A meta do MCTI é investir 40 milhões de reais para acelerar 150 startups de software e serviços de TI até 2014, sendo que 25% delas serão companhias internacionais localizadas no País. Almeida estima o lançamento do segundo edital para uma nova rodada de escolha de aceleradoras para daqui a oito meses.

Programa de empreendedorismo

O programa Start-Up Brasil traz uma série de medidas de estímulo ao empreendedorismo. Entre as quais a criação de ecossistemas digitais e aceleradoras para apoiar esses negócios.

Receberão apoio empresas recém-criadas que desenvolvam produtos, processos ou serviços com características inovadoras, garantidas por atividades de pesquisa e desenvolvimento, com objetivo de inserção no mercado.

Essas empresas serão preparadas por meio de aceleradoras, que são empresas especializadas em alavancar projetos inovadores. O governo vai lançar até novembro um edital para selecionar aceleradoras que vão estimular o empreendedorismo em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

As aceleradoras vão abraçar startups que tenham projetos que podem se tornar competitivos no mercado local e internacional. O papel delas é oferecer aos empresários acompanhamento e aconselhamento por tempo indeterminado nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos. Elas também se encarregarão de aproximar as startups aproximação dos empreendedores e empresas nascentes a potenciais clientes e investidores.

O programa de aceleração de startups contará com apoio também de ecossistemas digitais, formados por um conjunto de atores, processos e modelos de negócio relacionados às cadeias produtivas de diferentes setores da economia, intensivas em TIC.

Apoio da Microsoft

Uma das companhias interessadas em atuar como aceleradora de startups de software no Brasil é a Microsoft, que lançou na semana passada um programa para apoiar empresas nacionais de base tecnológica com potencial de crescimento no mercado internacional.

A iniciativa foi apresentada durante o anúncio da instalação no País do seu quarto Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL), que recebeu um investimento de 200 milhões de reais e vai operar no Rio de Janeiro.

Para o projeto de startups, a Microsoft acaba de criar uma nova subsidiária no Brasil. É Microsoft Participações, também sediada no Rio, que tem a meta de acelerar 15 novos negócios por ano. “Cada uma dessas empresas receberá 1 milhão de reais por ano”, promete Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.

Fonte: TI Rio