08/08/2013

SPED SOCIAL - MAIS UM BRAÇO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Para apenas seis meses está prevista a entrada em vigor da obrigação de implantação do Sped Social, que cuidará das informações a serem prestadas pelo também chamado Sped Folha e EFD Social, onde se registrarão os eventos trabalhistas - tais como admissões, demissões, entre outros - folha de pagamentos; ações judiciais trabalhistas; retenções de contribuição previdenciária; e algumas contribuições previdenciárias substituídas - como as incidentes sobre a comercialização da produção rural.

O que antes era declarado por meio de obrigações isoladas junto a diferentes órgãos (Secretaria da Receita Federal do Brasil, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Instituto Nacional do Seguro Social, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho, Conselho Curador do FGTS e Caixa Econômica Federal), agora passa a ser unificado.

Fonte: Informativo Sinat