Notícias

17/03/2015

SOFTWARE PARA DISTRIBUIDOR DE INSUMOS REDUZ PERDAS NO ESTOQUE

A gestão eficiente dos negócios facilita a administração e evita desperdícios. O controle dos estoques permite a sistematização de todo o processo pela empresa e o atendimento à legislação. No setor agrícola, a perecibilidade dos insumos demanda do distribuidor maior atenção a aspectos como duração dos produtos, qualidade e identificação dos itens. Atenta às necessidades dos clientes, a Siagri – Software para Agronegócio criou o SIAGRI WMS Light. 


A solução consiste no controle automatizado do estoque de produtos. As informações são capturadas por um coletor e depois direcionadas e integradas com o Software de Gestão Empresarial  (ERP) da revenda agrícola. Assim, o usuário consegue controlar todas as informações do produto e fazer o gerenciamento das movimentações no estoque. Com as informações registradas, o distribuidor consegue identificar os custos gerados pelo aluguel de armazém, pelo estoque imobilizado e de movimentação, perdas, avarias e seguro do material armazenado. 


Segundo dados do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), o transporte, estocagem e armazenagem são as atividades logísticas que mais oneram as empresas brasileiras. No agronegócio, as particularidades inerentes ao setor exigem modelos específicos de planejamento, gerenciamento e controle. Poucos distribuidores possuem estrutura de armazenagem com estoques verticais organizados e, portanto, apresentam dificuldade no controle e identificação da origem dos produtos. Em consequência disso sofrem maior vulnerabilidade com relação a produtos falsificados e roubados. 


Para o diretor administrativo da Cultura Agronegócios, César de Oliveira, a implantação do software assegurou a celeridade nos processos. “O primeiro ponto positivo é que  a possibilidade de entrega de produto errado é eliminada. Em segundo lugar, ganhamos tempo e agilidade na contagem de estoque no que se refere ao controle de lotes e prazo de validade”, explicou. 


Com sede na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais, a Cultura Agronegócios atua na distribuição de insumos, nas culturas de soja, milho, feijão, café, algodão e batata fornecendo serviços e produtos como sementes, nutrição e defensivos. A especificidade dos artigos demandou outros atributos do software por parte da empresa. César destaca situações em que o SIAGRI WMS Light facilita o trabalho, como a necessidade de oferecer garantia dos produtos aos compradores. “Se há devolução de algum item nós temos certeza de que ele saiu do nosso estoque. O ganho maior para os nossos clientes, no final das contas, é a compra de um produto rastreado com comprovação de origem”, salientou. 


Particularidades

 

No mercado desde agosto do ano passado, a solução é direcionada para distribuidores de insumos mas também alcança os produtores. O diretor de produtos da Siagri, Eduardo Bitu, destaca que o benefício envolve controle de lotes realizado nas revendas dos produtos negociados e utilização dos itens dentro do prazo de validade. Segundo ele, o software automatiza e assegura o processo desde o recebimento do produto pelo distribuidor, manuseio das unidades em seus centros de armazenamento até o processo de entrega ao produtor com total controle sobre os lotes movimentados.  “Por controlar também a rastreabilidade do produto, o SIAGRI WMS Light atua como agente facilitador no controle da identificação da origem e responsabilidade de qualquer unidade encontrada no meio ambiente”, disse. 


Outras vantagens do SIAGRI WMS Light são a identificação dos produtos, o que facilita a destinação correta das embalagens de agrotóxicos, e a segurança para o distribuidor em todas as movimentações de entrada, venda e devolução de mercadorias do estoque. Além destas funcionalidades, o software oferece a padronização de todos os itens por meio da impressão de etiquetas.

 

Fonte: ASCOM SIAGRI

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por