Notícias

24/01/2013

SECTEC DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE INOVAÇÃO VOLTADO PARA O SETOR AUTOMOTIVO

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, dá início, na próxima terça-feira (29/01), às tratativas para a criação e implantação de um centro de serviços voltado para a modernização de produtos e para a promoção da cultura da inovação do setor metal-mecânico no Estado de Goiás. Na ocasião, o secretário receberá representantes do Instituto Meccano (Itália), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg) para discutir o modelo de parceria para a implantação do centro.

O Centro de Serviços será instalado na cidade de Catalão, especialmente como resultado da expansão da planta da Mitsubishi no município. A proposta é implantar um centro de serviços semelhante à iniciativa do italiano Meccano, um centro de inovação tecnológica que atua em conjunto com organizações científicas, empresas, universidades e entidades voltadas à pesquisa. Também participarão da reunião a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, e representantes da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC).

O Instituto Meccano é especializado no fomento e no acompanhamento da aplicação de novas tecnologias na indústria metal-mecânica Italiana e já orientou a implantação de quatro centros semelhantes no Brasil, o último deles em São Caetano do Sul. O Meccano manifestou interesse no setor metal-mecânico em função da expansão da unidade da Mitsubishi em Catalão, que pretende dobrar a produção atual de veículos no município nos próximos dois anos. Para isso, a companhia vai investir R$ 1,2 bilhão na unidade.

A Mitsubishi foi a primeira montadora a se instalar no Centro-Oeste, graças às políticas de incentivos fiscais concedidos pelo Governo de Goiás às empresas que se fixam no Estado. A unidade é constituída de capital integralmente nacional, e produz atualmente 200 veículos por dia. O município também possui uma unidade da John Deere, que monta colhedoras de cana-de-açúcar e pulverizadores e está recebendo a unidade da Suzuki no Brasil. Em Goiás também está instalada uma unidade da Hyundai, em Anápolis.

Fonte:Site Sectec 

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por