Notícias

22/04/2014

QUALIDADE DA REDE É A PRINCIPAL QUEIXA

São Paulo - Um documento com propostas do usuário de internet brasileiro, levantadas em consulta popular, será entregue ao comitê executivo da conferência NETmundial. Com a iniciativa, temas como qualidade de serviço e neutralidade de rede, não contemplados no documento de base da conferência, poderão ganhar corpo no evento, que discutirá os rumos da internet mundial em São Paulo amanhã e quinta-feira.

 

A consulta foi realizada por 27 dias na plataforma Participa.br, do governo federal, e norteada pela pergunta “Que internet os brasileiros querem?” No total, foram registradas mais de 280 mil participações em diversas questões referentes à internet, como direito de acesso e privacidade. A página da consulta recebeu 210 mil visitantes únicos durante seu andamento, segundo o Participa.br.

 

De um total de 295 propostas apresentadas, chegou-se a um número final de 41, após a aglutinação de ideias com sentido parecido. Uma das principais discussões da conferência será a governança da rede, hoje a cargo de entidades como Icann e Iana, supervisionadas pelo Departamento de Comércio dos EUA. O NETmundial é visto como importante passo na direção de um gestão mais internacional da rede.

 

Em paralelo, acontecerá a partir de hoje o ArenaNETmundial, evento coligado que tem o objetivo de trazer as discussões do evento maior para painéis abertos ao público. Os resultados da consulta popular serão discutidos por um grupo especial neste evento, em contato permanente com a conferência principal.

 

Em primeiro lugar entre os temas considerados prioritários pelos participantes da consulta ficou a qualidade da internet. Nessa área, propostas que tiveram alta pontuação incluíam demandas por uma rede com “100% da velocidade contratada e não apenas 20%” e “mudança na lei da Anatel” para que operadoras forneçam um mínimo de 70% da internet contratada. A neutralidade de rede, não incluída no documento de base do NETmundial, foi outro tópico popular na consulta do Participa.br.

 

Fonte: O Popular



Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por