23/07/2013

PREFEITURA DE ANÁPOLIS LANÇA O PROJETO DO PARQUE TECNOLÓGICO

parquetecnologicocapa-20130719-165027-4120514.jpg

O maior Parque Tecnológico da região Centro-Oeste”. Esta é, na definição do diretor da Faculdade de Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), Rudinei Toneto, a amplitude do empreendimento, cujo lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19, no Miniauditório do Centro Administrativo. O projeto do Parque prevê a união, em um só local, de articulações que combinem o conhecimento, pesquisa, inovação e empreendedorismo, fatores essenciais à garantia de desenvolvimento econômico de determinada região. A implantação do Parque Tecnológico de Anápolis é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Governo de Goiás.

A solenidade, que integra as atividades alusivas aos 106 anos de Anápolis, contou com a presença do vice-prefeito João Gomes, do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrizio Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Lacerda, dos secretários estaduais da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, e de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, do diretor da Faculdade de Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Rudinei Toneto, dos diretores da empresa ML4, responsável pela implantação do Parque Tecnológico, Marcelo Limírio e Harley Margon, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Luiz Medeiros, vereadores, secretários municipais, empresários e membros da sociedade civil.

O parque será instalado em uma área de 117 alqueires, equivalente a mais de 5,6 milhões de m². Um cenário inovador será construído, o qual permitirá a integração de universidades com potencial científico e tecnológico, incentivando estudantes a desenvolverem pesquisas, resultando no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos inovadores. A primeira fase do projeto contará com a implantação da infraestrutura urbanística e construção do edifício da administração do Parque Tecnológico e do Centro Empresarial. Os empresários interessados em integrar o projeto poderão comprar lotes.

A implantação do Parque Tecnológico de Anápolis atende a uma agenda estratégica de desenvolvimento local e regional, e serve de instrumento dinamizador da economia, agregando-lhes conteúdo de conhecimento, criatividade e inovação. O projeto do empreendimento baseou-se em diagnósticos que apontaram - para um conjunto de empresas ligadas à Fármaco, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Alimento da região - as demandas e os gargalos em sua base tecnológica externa e interna.

Além disso, Anápolis está localizada em um eixo de grande desenvolvimento, e possui um complexo estrutural - Plataforma Logística Multimodal, Porto Seco Centro-Oeste e o futuro aeroporto de cargas, com obras de construção avançadas – que oferece todas as condições para a formulação e execução de políticas sustentáveis com base na ciência, tecnologia e inovação.

O vice-prefeito João Gomes fez referências sobre o desenvolvimento econômico que Anápolis obteve a partir da consolidação do Daia como o principal polo industrial do Centro-Oeste. Segundo ele, a potencialidade do município permitiu a escolha da cidade para a implantação do Parque Tecnológico com essa magnitude. “Anápolis será cada vez mais reconhecida pela sua importância econômica”, disse, apontando que a população anapolina será a principal beneficiada com os frutos que o Parque Tecnológico dará à economia municipal. “Os resultados desse investimento presentearão a sociedade com mais qualidade de vida”, finalizou.

Viabilização

Com o objetivo de viabilizar o Parque Tecnológico e promover a participação da população no desenvolvimento da cidade, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, realizou audiências públicas com o objetivo debater com a comunidade e autoridades a implantação do Parque em Anápolis. Na oportunidade, foi exposto todo o projeto do parque, e sua função de agregar e dinamizar a economia, e gerar conhecimento para toda região.

Fonte: Site Prefeitura de Anápolis