26/06/2013

INFORMÁTICA MAIS FORTE NO INTERIOR

É preciso estar atento ao dinamismo do mercado para aproveitar as oportunidades que aparecem. A frase até parece um clichê bastante difundido por palestrantes famosos ou nas salas de aulas das melhores faculdades de Administração do País. Mas a vida real também é feita de clichês. Que o diga um exemplo bem-sucedido no Interior cearense. Foi o olhar empreendedor e a coragem de trilhar um novo caminho que transformaram uma pequena lan house em Itapipoca, a 130km da Capital do Ceará, em uma das maiores lojas de manutenção e venda de equipamentos de informática do Estado.

A Ita Byte não só virou referência na região Norte do Estado, como também entrou na história do município como pioneira na prestação de serviços que realiza. E tudo nasceu da insatisfação. Isso mesmo. A insatisfação de um cidadão de Itapipoca que dava seus primeiros passos no mundo empresarial. "Comecei a ter necessidade de realizar a manutenção nas máquinas da minha lan house, mas os serviços que existiam na cidade não eram o que eu esperava. Antes, para ter qualidade nesse segmento, era preciso levar o computador para Fortaleza", diz Carlos Roldão Carneiro Araújo, fundador e proprietário da Ita Byte.

"Procurei as brechas no mercado local para poder crescer nesse ramo de manutenção e venda de acessórios. Iniciei ao lado da lan house, na sala da minha mãe, e hoje temos duas lojas na cidade, que atendem ao público daqui e de outros municípios da região", afirma o dono da marca que completará cinco anos de existência em julho.

Crescimento

Carlos conta que em menos de um ano foi obrigado a se mudar para o Centro da cidade tamanha era a procura pelo conserto e vendas de peças na área de informática. "Arriscamos nesse segmento na contratação de pessoas e compra de materiais. A aceitação foi imensa. Fechamos parceiras com autorizadas e fabricantes do Estado. Hoje, somos considerados a principal referência do setor na região", destaca. Ele ressalta ter clientes espalhados em Umirim Amontada Trairi, Irauçuba, e até no município de Itarema.

"Nosso carro-chefe é a manutenção de computadores, notebooks, tablets, impressoras. Também oferecemos acessórios e equipamentos. Trouxemos algo que faltava: serviços e produtos com a mesma garantia das principais lojas da Capital. Antes para comprar um processador ou uma placa-mãe era preciso ir a Fortaleza, com custos de viagem, demora, e diária mais cara", resume, com a certeza de ter enxergado uma oportunidade de mercado promissora, que simplificou a vida dos moradores da cidade em que nasceu.

Da sala da casa ao lado da lan house brotaram duas lojas, ambas no Centro, para tentar dar conta dos pedidos. A Ita Byte, hoje, ajuda no desenvolvimento da economia do município também com geração de emprego, renda e tributos.

Vendas

Carlos comenta que tablets, ultrabooks e acessórios lideram o gosto dos consumidores do Interior. "Neste ano, houve um crescimento de 15% nas vendas em relação a igual período do ano passado. A base geralmente é de 10% de aumento", completa.

Segundo Carlos, houve um boom no setor de informática em Itapipoca após a implementação do novo conceito de serviço e produto da Ita Byte. "A gente não vê como concorrência. Só soma. Temos a confiança do nosso cliente", fala, salientando que trabalha com preços acessíveis e parcela em até dez vezes no cartão de crédito.

Segurança

O olhar empreendedor que criou a Ita Byte não para. É o mesmo que já sonda um novo tipo de negócio, visualizando mais oportunidades de trabalho a partir da necessidade da população. "Temos um projeto nessa área de segurança eletrônica, com câmeras de vídeo, serviço informatizado, portão automático, cercas elétricas entre outros itens", revela Carlos.

De acordo com o empresário, os funcionários já foram treinados para trabalhar na comercialização e manutenção desses equipamentos. "A gente sempre quer satisfazer a vontade do cliente. Segurança, hoje, é uma preocupação muito grande na Capital mas também no Interior do Ceará", complementa.

Fonte: Diário do Nordeste