28/04/2015

GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE APOIO AO SUCESSO DOS EMPREENDEDORES

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou nesta segunda-feira (27), a terceira edição do InovAtiva Brasil, programa de capacitação, mentoria e conexão para startups do País.

O objetivo do programa, executado pela Fundação Certi em parceria com entidades como Endeavor Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), é ajudar empreendedores a transformarem iniciativas inovadoras de qualquer setor (Tecnologia de Informação, Indústria e Serviços) em negócios de sucesso.

Na primeira etapa, que vai até o dia 19 de junho, o InovAtiva receberá a inscrição de empreendedores interessados em participar do ciclo de aceleração. Estão aptas negócios pré-operacionais ou empresas estabelecidas com até cinco anos de operação, aquelas com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e que não tenham recebido investimentos superiores a R$ 500.000,00. Novos negócios (spin-offs) criados por empresas estabelecidas há mais de cinco anos também podem participar.

Fases

Após a fase inicial de inscrição, os projetos mais destacados passam para a segunda fase, na qual os empreendedores ficam em contato direto com mentores – empreendedores de sucesso, executivos de médias e grandes empresas, investidores e consultores – que ajudam as startups a compreender o mercado e a desenvolver seus produtos.

Na terceira e última fase, após mais dois meses de mentoria, os 100 negócios mais estruturados participam de uma banca de apresentação dos negócios a investidores e grandes empresas. Todas as atividades do programa são gratuitas aos participantes.

A edição 2015 traz algumas diferenças das demais. Esse ano, o MDIC aprovou um projeto no Prosperity Fund, programa de cooperação do Reino Unido, que prevê a ida de 15 finalistas do InovAtiva 2015 ao Reino Unido, com perspectiva de internacionalização para conectar os seus negócios com investidores, aceleradoras, empresas e outros atores britânicos.

Além disso, no Edital de Inovação da Indústria, que financia projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas em parceria com unidades do Senai, os finalistas do Inovativa terão uma pontuação extra na avaliação dos projetos pelo Senai.

Saiba mais informações sobre o Inovativa Brasil

Site:  Portal Brasil