Notícias

11/12/2012

GOVERNO DÁ MAIS DOIS DIAS PARA CONSULTA SOBRE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE

A consulta pública sobre a Metodologia de Avaliação Certics teve seu prazo prorrogado até 12 de dezembro. Até o momento, mais de 100 contribuições já foram enviadas pelo setor de software. A Certics é um instrumento que identifica, credencia e diferencia software e seus serviços associados, com o objetivo de gerar valor local e competitividade global para o Brasil.

A Certics foi lançada em 20 de agosto, como parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Após o lançamento, a metodologia foi colocada em consulta pública, para receber contribuições da sociedade a respeito da metodologia de certificação.

O processo também envolveu audiências públicas com o objetivo de estabelecer critérios para a comprovação do resultado efetivo do desenvolvimento de uma tecnologia de software no país. Além de voluntária, a adesão à Certics serve de instrumento às empresas que buscam qualificação para preferência em compras públicas e diferenciação no mercado.

O MCTI emite a certificação por meio da Secretaria de Política da Informática (Sepin). Já a avaliação para a obtenção da certificação é realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI). O conceito da Certics foi desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar, formada por engenheiros de software, economistas, especialistas em políticas públicas, especialistas em melhoria de processo de software e consultores jurídicos, entre outros.

A metodologia foi projetada com base em métodos internacionais e desenvolvida de forma colaborativa em conjunto com a iniciativa privada, compradores públicos, especialistas e acadêmicos do setor.

Fonte:Site Convergência Digital

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por