Notícias

27/06/2013

GOOGLE REPROGRAMA LOGO DA MOTOROLA

A nova identidade visual da Motorola, apresentada nesta quarta-feira 26, passa a trazer a assinatura “uma empresa do Google”, na primeira reconfiguração do logotipo da marca de celulares desde a sua compra pelo buscador, em agosto de 2011. Este carimbo pode ser o prenúncio de mudanças para a publicidade móvel e o mercado global de smartphones. Segundo informações do Advertising Age, a Motorola confirma a alteração, mas não comenta a estratégia utilizada para adotá-la.

Por enquanto, a mudança parece se prender mesmo a ajustes de design. Antes, a Motorola era reconhecida por um “M” grafado na cor branca e envolto em um círculo preto. Agora, a inicial ganha a cor cinza e estará circundada por bordas coloridas, compondo um visual mais alinhado à imagem do Google. O nome passa ainda a ser escrito com letras minúsculas e não mais maiúsculas.

A mudança do logo da Motorola levanta questões que giram em torno do potencial conflito de interesses do setor. O Google fornece hoje o sistema operacional Android para os principais fabricantes de dispositivos móveis do mercado. Privilegiar a Motorola com ferramentas exclusivas poderia abalar o relacionamento com parceiros, como a gigante sul-coreana Samsung, que vêm alicerçando a liderança da tecnologia do Google mundialmente. O Android transformou os aparelhos da Samsung em fenômeno de vendas, replicadas também para as receitas do Google com negócios na área de publicidade móvel. Até que ponto a aproximação com a Motorola pode atrapalhar esta aliança lucrativa?

Enquanto a resposta não chega, Brian Wallace - que no ano passado trocou a Samsung pelo atual cargo de vice-presidente de marketing da Motorola -, prepara um plano para lançar novos equipamentos ainda neste ano. Os detalhes de configuração e de negócios permanecem em segredo, mas a expectativa é que pelo menos um dos produtos, o Moto X, esteja equipado com tecnologias capazes de concorrer com similares da Samsung e Apple.

 

Resistência

Uma pesquisa da Nielsen publicada na edição desta quinta-feira 27 pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que somente 31% dos 1,6 mil donos de celulares entrevistados no Brasil concordam em fornecer dados pessoais para receber propagandas customizadas. Realizado em outros nove mercados, o Relatório Sobre o Consumidor Móvel de 2013 mostrou ainda que metade dos brasileiros ouvidos considera a publicidade irrelevante, desde que permita o acesso a conteúdos gratuitos. Há ainda uma parcela de 54% da amostra que prefere anúncios que não remetam para outras páginas.

 

Fonte: Meio&Mensagem

Nova identidade visual da marca
Nova identidade visual da marca
Antigo logo da Motorola
Antigo logo da Motorola

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por