25/03/2013

FINEP LANÇA QUATRO EDITAIS DE SUBVENÇÃO NO VALOR DE R$ 144 MILHÕES

Já como parte do Plano Inova Empresa, a FINEP acaba de lançar um pacote de quatro editais com um total de R$ 144 milhões em recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos), para empresas de qualquer porte nas seguintes áreas: nanotecnologia, biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), construção sustentável e saneamento ambiental.

Os interessados devem mandar suas propostas até o mês de maio, conforme o cronograma específico de cada edital.

A área com mais recursos é TICs, que dispõe de R$ 60 milhões para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores que envolvam significativo risco tecnológico, associados a claras oportunidades de mercado. Os temas apoiados serão: computação em nuvem; petróleo, gás e mineração; defesa cibernética; componentes, dispositivos semicondutores e eletrônicos; e aeroespacial. As propostas podem ser enviadas até 7 de maio.

Nanotecnologia tem R$ 30 milhões para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores que envolvam risco tecnológico. Serão apoiados projetos relacionados a plásticos e borrachas (R$ 12 milhões); papel e celulose (R$ 10 milhões); e higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (R$ 8 milhões). O prazo para envio de propostas é 16 de maio.

A área de construção sustentável e saneamento ambiental também dispõe de R$ 30 milhões. O prazo para envio de propostas é 13 de maio de 2013.

Biotecnologia tem R$ 24 milhões para projetos de inovação em produtos com aplicação nas áreas de cosmética a partir da biodiversidade brasileira, agronegócio e saúde animal. O prazo é 9 de maio.

Fonte:Site Finep