04/07/2013

FALTA DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA ALAVANCA TERCEIRIZAÇÃO EM TI, APONTA ESTUDO DA ABRADISTI

A carência de mão de obra especializada em TI não está atingindo somente as empresas do ramo de tecnologia. A 3ª Pesquisa Inédita Setorial e Salarial dos Distribuidores de TI e o 2º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), apontou a presença de trabalhos terceirizados dentro das pequenas, médias e grandes empresas brasileiras.

A maior presença é nas grandes empresas, onde 62% delas possuem ao menos um tipo de serviço de TI terceirizado. Já nas médias empresas, esse número diminui para 59%, enquanto as pequenas aparecem com 49%.

“O setor de TI nacional vive um sério problema de mão de obra e, enquanto não houver incentivos para a especialização e formação desse corpo profissional, continuaremos a ver a terceirização aumentando”, comenta Mariano Gordinho, presidente da Abradisti.

Encomendado ao IT Data, a pesquisa levantou, durante os meses de outubro e novembro, os investimentos em TI de 380 empresas de todos os portes no país. Além disso, a IT Data somou ao estudo uma pesquisa, em parceria com o Instituto Sem Fronteiras, que abrange 1.140 empresas dentre as três mil maiores corporações que mais investem em TI no Brasil.

Sobre a ABRADISTI

A ABRADISTI - Associação Brasileira de Distribuidores de TI (Tecnologia da Informação) - nasceu em 2010 com o objetivo de fomentar crescimento da cadeia de fornecimento em TI. A Associação foi criada para que o mercado brasileiro entenda o papel do segmento de distribuição na área de tecnologia da informação no país, bem como sua relevância para a movimentação do setor. A ABRADISTI é a primeira Associação no Brasil pertencente a esse segmento, presidida por Mariano Gordinho, atual Vice-Presidente da Officer, e composta por quatro Vice-Presidentes: José Bublitz Machado, Diretor Geral da SND, Alberto Rodrigues, Diretor Geral da Alcatéia, Marco Antonio Chiquie, Diretor Geral da AGIS e Marcos Coimbra, Diretor Geral da All Nations. A organização também já conta com o apoio de Associações renomadas no setor como ABES (Associação Brasileira das Empresas de Sofware) e ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos). Os associados também já contam com o Selo de Certificação ABRADISTI, que poderá ser divulgado pelas empresas associadas como forma de dar maior credibilidade às organizações que apoiam e suportam as iniciativas da Associação.

Fonte: SEGS