29/05/2013

EMPRESAS GOIANAS INVESTEM EM TESTES DE QUALIDADE DE SOFTWARE

O método Freetest consiste em um conjunto de processos e ferramentas para testes de software desenvolvido especificamente para atender as necessidades de micro e pequenas empresas. Esta metodologia foi pensada de maneira a estabelecer soluções de fácil aplicação,que seja integrada as ferramentas de desenvolvimento.

O projeto foi viabilizado por meio de um consórcio entre as empresas goianas de TI Meta Tecnologia, Canion Software, Decisão Sistemas e Tron Informática em parceria com o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) e conta com recursos subvencionados pelo programa PAPPE-INTEGRAÇÃO, da FAPEG/FINEP.

O maior benefício desta metodologia será contribuir para o ganho de qualidade das soluções de Tecnologia da Informação disponibilizada pelas empresas goianas. A implementação destes processos e ferramentas de teste permitirá a redução do retrabalho por parte de desenvolvedores e a maior satisfação de clientes, devido a redução de erros presentes nas soluções.

O Freetest, apresentado no final de 2012, teve a sua etapa de desenvolvimento finalizado em maio, a próxima fase agora consiste no teste da ferramenta, que será realizado pelas empresas patrocinadoras do projeto. Após a homologação o Freetest será disponibilizado para toda a comunidade tecnológica.

O lançamento desta ferramenta tem sido aguardado com grandes expectativas, tendo em vista os benefícios e a economia que irá promover às micro e pequenas empresas. De acordo com o gerente do projeto, Paulo Marcos, "nós estamos fazendo algo de real utilidade para a sociedade (...), pois havia inúmeras pessoas do governo e de empresas interessadas, argumentando que é um campo pouco explorado e com alta receptividade".

O aspecto inovador desta ferramenta já tem despertado a atenção no segmento de software. O que comprova isto é a indicação do Freetest ao Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, da Softex, ainda na fase de desenvolvimento do projeto.