27/06/2013

EMPRESAS: DIFICULDADES PARA MANTER GRANDES ESTRUTURAS DE TI

Com a falta de profissionais qualificados em tecnologia da informação, muitas empresas enfrentam dificuldades em manter grandes áreas técnicas. A perda de um profissional para outra empresa não tem sido reposta rapidamente e com a qualidade necessária, o que leva as organizações a entrarem em leilões que, muitas vezes, inflam a folha de salários para além das possibilidades da empresa. Segundo Miguel Ruiz, presidente da MR Consultoria, empresa especializada em processos de outsourcing de tecnologia da informação, esse é um problema que parece complicado, mas pode ser resolvido por meio da terceirização da área de TI:

“Muitas empresas nos procuraram porque simplesmente não conseguem mais manter suas estruturas de TI em função da rotatividade da mão de obra e da perda de profissionais considerados estratégicos. Nem mesmo a chegada de profissionais de TI estrangeiros ajuda a resolver o problema, uma vez que as particularidades tecnológicas das empresas brasileiras exigem um processo de adaptação do pessoal que vem de outros países”, assinala Ruiz.

Para o consultor, as áreas de Recursos Humanos das empresas não entendem em profundidade as necessidades da área de Tecnologia da Informação, o que, muitas vezes, resulta não só na perda de profissionais importantes como, pior, na dificuldade de atração de novos empregados para o setor:

“A área de RH tem uma dificuldade enorme em definir o perfil do profissional de TI necessário e, depois, encontrar essa pessoa no mercado. Temos muitos clientes que nos pedem para que façamos a seleção de profissionais para eles, tamanha a dificuldade das áreas de RH de compreender o universo da área de TI”, ressalta Ruiz.

Outro fenômeno que dificulta a gestão de áreas internas de TI é a freqüente desatualização dos profissionais que atuam internamente nas empresas:

“Vemos muitos casos de pessoas da área que se acomodaram a determinadas realidades técnicas que vão ficando defasadas e desnecessárias. Recebemos muitos currículos de profissionais com 50 anos ou mais e em vários destes casos notamos que a pessoa tem muita experiência, mas não se atualizou tecnicamente, o que é mortal em um mercado onde novas tecnologias surgem a todo momento”, alerta Ruiz.

A manutenção de estruturas internas de TI associadas a determinadas tecnologias pode custar caro para muitas organizações que atuam em mercados competitivos. Essa associação, explica Ruiz, costuma levar a uma situação de baixa inovação, uma vez que a área interna de TI atua mais como “guardiã” dos sistemas:

“Temos no Brasil muitas empresas que usam sistemas cujos fabricantes já desapareceram. A manutenção desses sistemas termina condicionada a determinados profissionais veteranos que, cedo ou tarde, vão deixar a empresa, seja em função de aposentadoria, seja em função de transferência para outra empresa ou, até mesmo, pela abertura de empresa própria, o que tem sido cada vez mais comum. Nesses casos, quando há rupturas em áreas de TI muito antigas e defasadas, a própria sobrevivência da empresa pode estar em jogo”, explica Ruiz.

Terceirização

Segundo o presidente da MR Consultoria, muitas empresas estão percebendo que a terceirização da área de TI vem sendo usada como uma solução para as dificuldades de gestão de grandes estruturas de TI:

“Com a terceirização, o problema de qualificar, captar e selecionar profissionais para a manutenção da estrutura de TI passa a ser do parceiro, que tem muito mais conhecimento nessa área do que a área de RH interna. Além disso, muitos jovens estão preferindo atuar em consultorias de TI, que têm espaços de trabalho mais dinâmicos, mais diversos, que ajudam essas pessoas a terem contato com diversas tecnologias. A terceirização de TI vem se configurando uma solução para a gestão de RH de equipes de TI”, conclui Ruiz.

- MR Consultoria – A MR Consultoria é um empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, que atua também no segmento de terceirização de mão de obra de TI. Com 14 anos de mercado, tem grandes clientes no segmento industrial e de serviços e atende clientes na América Latina, especialmente empresas brasileiras que estão se internacionalizando. Consultoria independente, não está vinculada a nenhum produto de TI e pode analisar os produtos com isenção e neutralidade.

Fonte: INCorporativa