17/07/2013

EDITAL DA FINEP DESTINA 50 MILHÕES ÀS EMPRESAS APOIADAS POR INCUBADORAS E PARQUES TECNOLÓGICOS

Destinado a parques tecnológicos e empreendimentos inovadores, o edital de 640 milhões da Finep está sendo considerado um marco para o desenvolvimento econômico brasileiro. Lançado no dia 9 de julho, o projeto serve de apoio aos parques em operação e em implantação além de empresas residentes nos mesmos ou em incubadoras.  As propostas devem ser encaminhadas até o dia 17 de agosto por meio do Formulário de Apresentação de Propostas (FAPs), que estará disponível no site da Finep a partir de 29 de julho. É obrigatório o envio de uma cópia impressa da proposta até o dia 18 de agosto.

De acordo com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a competitividade do sistema econômico brasileiro não depende somente da ciência e da tecnologia, mas sim de um amplo ambiente. A importância da chamada consiste em ampliar o patamar de investimentos e apoiar projetos de risco tecnológico, dessa forma, o movimento de empreendedorismo inovador no Brasil tem grandes chances de alavancar.

Totalizando 640 milhões, os recursos serão concedidos por meio de três instrumentos.

O primeiro irá conceder 90 milhões para o desenvolvimento dos parques tecnológicos em operação e para aqueles em processo de implantação. O segundo oferece 500 milhões em créditos cuja solicitação de recursos ocorrerá respeitando o procedimento atual de análise de propostas, adotado pelo programa Inova Brasil, que opera taxas de 2,5% a 5% ao ano, com carência de 48 meses e prazo final para pagamento de 120 meses. E o terceiro trata-se de um fundo de investimento (Fundo Inova Empresa MPE) de 50 milhões para as empresas apoiadas por incubadoras e parques tecnológicos, ou ainda graduadas até dois anos, através de participação no capital e apoio gerencial. Para essas empresas, a Finep oferece ainda possibilidades de captação de recursos reembolsáveis por meio de seus programas Inova Brasil e Inovacred.

Fonte: TI Rio