09/02/2015

DIA DA INTERNET SEGURA VAI MOBILIZAR JOVENS NO BRASIL

Nesta terça-feira, 10 de fevereiro, será realizado o Dia Mundial da Internet Segura 2015. A campanha visa promover o uso consciente e seguro das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e, neste ano, terá como tema "Vamos criar uma Internet melhor juntos". No Brasil, a ação é promovida pela  SaferNet, uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos. Ao todo, as mobilizações acontecerão em mais de 100 países.

A proposta da iniciativa é estimular que diferentes atores realizem atividades de promoção do uso responsável e seguro da rede no Brasil e no mundo, de forma que ajude a criar condições necessárias para garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos na Sociedade da informação, já que a facilidade de acesso à internet atualmente é crescente.

Para difundir essas ideias, o objetivo é que as escolas, ONGs, empresas, portais, órgãos governamentais e grupos de usuários em geral se mobilizem para realizar ações em janeiro e fevereiro de cada ano. A associação disponibiliza diversos recursos para a ação, como slides, cartilhas e jogos. As empresas de comunicação/mídia e personalidades públicas também podem participar através da disponibilização de espaço publicitário, publicação de matérias informativas sobre o tema, além do uso de materiais nas redes sociais.

Na edição anterior, participaram 152 atividades, envolvendo as 27 unidades federativas. Este ano, no Estado do Rio estão previstas algumas atividades, dentre elas:

- Distribuição de cartilhas e materiais educativos pela equipe da Polícia Federal em escolas e lan-houses, em parceria com a SaferNet, para promover a conscientização sobre o uso seguro e responsável da Internet no Brasil.

- Distribuição de panfletos pela instituição Nossa Casa no Complexo do Muquiço, em Guadalupe. O material tem como objetivo trazer orientações sobre como prevenir e denunciar casos de violações cometidos através da Internet.Também serão elaborados cartazes de orientação e conscientização juntamente com adolescentes.

- E em Teresópolis, Região Serrana, o Centro Educacional Serra dos Órgãos promoverá palestras sobre uso seguro e responsável da rede.

Para conferir a programação completa do Dia da Internet Segura 2015, visite o site oficial do evento.

Por: Vinicius Duarte e Cristiane Garcia

Fonte: Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio Janeiro