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04/07/2013

DELL RECICLA MAIS DE 77 MIL TONELADAS DE EQUIPAMENTOS EM 12 MESES

 A Dell reciclou mais de 77 mil toneladas de equipamentos no mundo no ano fiscal 2013 (de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013), segundo o Relatório de Responsabilidade Corporativa, divulgado nesta semana. A partir do programa global Powering the Possible  – por meio da qual a empresa se compromete a oferecer tecnologia e conhecimento para ajudar pessoas e o planeta –, a companhia também desenvolveu projetos voltados ao combate do câncer infantil e à criação do primeiro centro para o monitoramento de mídias sociais para ajuda humanitária do mundo, entre outros.

 No caso específico das ações voltadas ao meio ambiente, com o volume de equipamentos reciclados globalmente no ano fiscal de 2013, a Dell alcança, com um ano de antecedência, a meta traçada em 2008, que previa a reciclagem de mais de 450 mil  toneladas até o final do ano fiscal de 2014.

 A companhia reportou ainda a utilização de 3,5 mil toneladas de plásticos reciclados na fabricação de suas linhas de monitores e desktops OptiPlex, ampliando em 6% a utilização desses materiais em relação ao ano fiscal anterior. Também no período, a Dell se tornou uma das primeiras empresas a fabricar impressoras registradas no EPEAT (ferramenta internacional de avaliação ambiental de produtos eletrônicos), além de ter adotado mais de 75% de material reciclável nas embalagens de desktops e notebooks.

 “A partir de iniciativas como o Programa Grátis de Reciclagem de Equipamentos e Acessórios da marca Dell para pessoa física, que está em vigência no Brasil, a companhia tem incentivado que seus clientes participem do nosso compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações, ao dar o destino correto para computadores antigos e, por consequência, diminuindo os impactos ambientais”, afirma Cintia Gates, Gerente de Serviços de Reciclagem da Dell para América Latina. “Qualquer cliente da Dell pode acessar nosso site, preencher um cadastro e em poucos dias ter seu produto encaminhado para a reciclagem,” explica. 

 Outro destaque revelado no relatório foi que, ao longo do ano fiscal 2013, a Dell dobrou o número de fábricas que utilizam 100% de eletricidade proveniente de recursos renováveis. A energia renovável representou 22,6% de toda a demanda energética consumida pela empresa ao redor do mundo entre fevereiro de 2012 e 2013. 

 

Comunidades

 Ao longo do ano fiscal 2013, a Dell fez um trabalho com comunidades e organizações sem fins lucrativos, com o intuito de oferecer tecnologias, conhecimentos e trabalho voluntários para resolver problemas sociais. Entre as ações, como parte do programa Dell’s Children’s Cancer Care (voltado ao tratamento do câncer infantil), os especialistas da companhia trabalharam em conjunto com o Instituto de Pesquisa Genômica (TGen), dos Estados Unidos, para oferecer uma solução de computação de alto desempenho para a pesquisa sobre o câncer pediátrico. A iniciativa diminuiu o tempo necessário para a análise dos dados moleculares de um paciente, com isso, a avaliação foi reduzida de dias para apenas algumas horas. 

 A Dell também implementou um serviço de computação em nuvem, o TGen-Dell KIDS Cloud, para armazenamento de grandes quantidades de informações clínicas e genéticas de pacientes, permitindo que os profissionais de todo o mundo colaborem em estratégias para tratamento. Também com foco no combate ao câncer infanto-juvenil, no ano fiscal 2014, a Dell anunciou uma parceria no Brasil com o Instituto do Câncer Infantil-RS, que tem como objetivo a otimização do diagnóstico da doença no estado do Rio Grande do Sul.

 Outro projeto de destaque da Dell para beneficiar as comunidades foi a criação do Centro de Operações Digitais da Cruz Vermelha (DigiDOC), o primeiro centro de comando de mídias sociais do mundo voltado para ajuda humanitária, instalado nos Estados. O DigiDOC teve uma importante contribuição em desastres naturais, como os furacões Sandy e Isaac. Por meio desse centro, a Cruz Vermelha monitorou pedidos de socorro e planejou a melhor estratégia para o atendimento das situações.

 Ainda no ano fiscal, o programa global de inclusão educacional também registrou expansão no período. Na iniciativa focada em atender estudantes sem acesso à tecnologia, a companhia conta com quatro novos países membros:  Irlanda, Ingéria, Filipinas e Cingapura. No total, são 15 países e mais 2,6 mil comunidades impactadas, incluindo o Brasil, onde a Dell conta com uma parceria com Comitê para a Democratização da Informática (CDI), que beneficia milhares de jovens com acesso à tecnologia e à educação. O programa atende jovens de até 17 anos, com aulas de informática e cidadania e engajamento em projetos culturais.  Ainda no sentido de apoiar o desenvolvimento dos jovens, a Dell lançou o desafio Dell Education Challenge, no qual estudantes universitários inscrevem projetos para solucionar os principais problemas enfrentados pelos atuais sistemas de educação no mundo.

 

Pessoas

 Ao longo do ano fiscal 2013, a Dell manteve os investimentos em iniciativas voltadas a promover um melhor equilíbrio de vida para os funcionários. Para isso, expandiu o programa Connected Workplace – no qual estimula que os profissionais da companhia adotem modelos de trabalho flexíveis, por meio do trabalho a distância, home office e horários flexíveis – para 37 localidades em 26 países. Além de oferecer uma melhor qualidade de vida, o programa resultou na economia de 13 milhões de kWh de energia, com redução na emissão de 6.785 toneladas de gases de efeito estufa e economia de mais de US$ 14 milhões.

Também como parte do compromisso de um compromisso plurianual de US$ 1 milhão, anunciado no ano fiscal 2013, a Dell contribuiu com a criação do Catalyst Research Center for Career Pathways, o qual tem como intuito analisar tendências relacionadas a carreira das mulheres, com o objetivo de desvendar as diferenças existentes em relação a desafios enfrentados pelas profissionais em diversos países.

No ano fiscal, a Dell ainda registrou um aumento na participação dos funcionários Dell nos grupos de diversidade e inclusão mantidos pela companhia. No período, a empresa somou mais de 10 mil funcionários participantes em um ou mais dos grupos, o que representa um crescimento de 45% na adesão em 12 meses.

 

Cadeia de suprimentos 

 No ano fiscal de 2013, a Dell trabalhou para adotar práticas de negócios responsáveis  e exigir de seus fornecedores o apoio aos mesmos padrões sociais e ambientais. Durante o período, a exemplo do ano anterior, a empresa exigiu que todos os fornecedores seguissem os protocolos de auditoria do programa Conflict-Free Smelter aprovado pela Coalisão de Cidadânia da Indústria da Tecnologia (EICC, na sigla em inglês) para incentivar a obtenção de matéria-prima advinda somente de países livres de conflitos.

 Ainda entre fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013, a Dell investiu mais de US$ 3,4 bilhões no em capacitação e treinamento de seus fornecedores. As ações da Dell com parceiros de empresas administradas por mulheres e minorias qualificaram novamente a companhia ao status  Billion Dollar Roundtable (certificação que reconhece empresas que investiram mais de US$ 1 bilhão em fornecedores de propriedade de mulheres e minorias).

 

Sobre a Dell Brasil

 No Brasil desde 1999, a Dell é líder mundial em soluções de TI, com oferta de produtos, serviços e software para clientes de diferentes perfis – desde usuários finais até grandes empresas. A Dell escuta seus clientes e oferece tecnologia e serviços inovadores para que empresas e profissionais possam prosperar no ambiente de negócios e tenham o poder de fazer mais. Para mais informações sobre a Dell, acesse o site  www.dell.com.br ou telefone 0800-70 14 185. Para entender como a Dell ajuda seus clientes a fazer mais, acesse www.dell.com.br/domore.

 

Fonte: SEGS

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