26/06/2013

CONFIANÇA NA TI PELAS PMES ESTÁ ASSOCIADA A MELHORES RESULTADOS DE NEGÓCIOS, APONTA PESQUISA

A Symantec Corp. divulgou sua Pesquisa Global das PMEs 2013 - Indíce de Confiança em TI, que identificou que Pequenas e Médias Empresas (PMEs) com pontuações mais altas de confiança na Tecnologia da Informação são mais bem sucedidas ao explorar a TI para conduzir seus negócios e apresentam resultados de negócios melhores e mais sólidos.

“A pesquisa da Symantec com Pequenas e Médias Empresas de todo o mundo revela como as atitudes de seus proprietários em relação à TI podem ter um impacto significativo nos negócios. Parece haver uma correlação positiva entre proteger os ativos de informação e atingir os objetivos de negócio. Se as pequenas empresas quiserem maximizar seu sucesso, precisarão adotar a TI como uma ferramenta estratégica com potencial para garantir uma vantagem competitiva e realmente impulsionar os negócios”, afirma Marcelo Saburo, Diretor da Symantec para Mercado de PMEs, Alianças e Canais.

A Symantec pesquisou cerca de 2.500 Pequenas e Médias Empresas em todo o mundo para determinar sua atitude em relação à TI. As respostas foram utilizadas para desenvolver o “Índice de Confiança das PMEs na TI”, uma medida de quão confiantes as empresas estão ao usarem suas áreas de tecnologia para cumprir os seus objetivos estratégicos de negócios. Surgiram três categorias de empresas, sendo que o contraste entre as empresas com maior confiança na TI (Top-Tier) e as empresas com menor confiança em TI (Low-Tier) formou a base das principais conclusões da pesquisa.

Confiança na TI vem de cima

Um dos principais fatores que estimularam a alta pontuação de confiança na TI foi a perspectiva dos sócios-fundadores e a forma que isso impacta a adoção da TI. Setenta e quatro por cento das empresas com pontuações mais altas disseram que experiências de negócios prévias dos proprietários tiveram alguma ou muita influência nas filosofias relacionadas à TI; em comparação a 61 por cento no caso das empresas com as menores pontuações. Além disso, 83 por cento das PMEs Top-Tier usam a TI como um facilitador de negócios estratégicos, contra apenas 44 por cento daquelas com baixo índice de confiança. As empresas com melhor pontuação de confiança também são mais propensas a investir em infraestruturas de TI de alta qualidade e a implementar plataformas de computação avançada, como as de nuvem e as de mobilidade. Para elas, mesmo com riscos potenciais, o investimento vale a pena.

Maior confiança em TI associada a resultados de negócios melhores

As PMEs com melhor pontuação de confiança estão com os melhores resultados em comparação com as empresas Low-Tier. Oitenta e um por cento delas disseram que “o uso estratégico da computação para impulsionar os negócios” foi de alguma forma ou extremamente eficaz para aumentar a participação de mercado, em comparação com apenas 35 por cento das empresas com os menores níveis de confiança. Além disso, essas PMEs tornaram a segurança das informações uma prioridade para os negócios, com 78 por cento afirmando que estão de alguma forma ou extremamente seguras; contra 39 por cento das menos confiantes. Elas também observam menos ataques cibernéticos e perdas financeiras (51 por cento a menos da perda anual com ataques cibernéticos). Em áreas como gestão de armazenamento, intervalos de backup e preparação para casos de desastres, as empresas com pontuações mais altas relataram impactos muito menores resultantes da complexidade da TI.

Fonte: Administradores