Notícias

04/05/2015

CHAMADA DO INOVATIVA VAI CAPTAR ATÉ 300 STARTUPS INTERESSADAS EM INVESTIR EM INOVAÇÃO

Foi lançada a terceira edição do programa InovAtiva Brasil, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Esta etapa oferece a 300 startups de todo o Brasil acesso diferenciado a editais de fomento do Ministério da Educação (MEC) e do Serviço Nacional da Indústria (Senai). Os valores da empreitada não foram discriminados. As inscrições podem ser feitas até 19 de junho, por meio deste link.


Nas edições anteriores, o InovAtiva alcançou sete mil empreendedores e profissionais cadastrados na plataforma, além de mais de 2.300 projetos subetidos, 178 mentorados e 95 startups finalistas. Segundo o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a proximidade com grandes empresas brasileiras de diversos segmentos é uma das prioridades desta etapa.


“A ideia é atrair executivos com experiência para se tornarem mentores do programa e, com isso, passarem a identificar oportunidades de negócios, inovação e aprendizado no ecossistema de startups”, afirmou Marcos Vinícius.


Em módulos 


Na primeira etapa, o InovAtiva receberá a inscrição de empreendedores. Estão aptos negócios pré-operacionais ou empresas nascentes - com até cinco anos de vida - e com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões. As iniciativas também não podem ter recebido investimentos superiores a R$ 500 mil. Spin-offs criadas por empresas estabelecidas há mais de cinco anos também podem participar.


Os 300 projetos mais destacados passam para a segunda fase, na qual os empreendedores ficam em contato direto com mentores – empreendedores de sucesso, executivos de médias e grandes empresas, investidores e consultores – que ajudam as startups a compreender o mercado e a desenvolver seus produtos.


Na terceira e última fase, após mais dois meses de mentoria, os cem negócios mais estruturados participam de uma banca de apresentação dos negócios a investidores e grandes empresas. Todas as atividades do programa são gratuitas aos participantes.


Novidades 


O MDIC aprovou um projeto no Prosperity Fund, programa de cooperação do Reino Unido, que prevê a ida de 15 finalistas do InovAtiva com perspectiva de internacionalização ao Reino Unido para conectar os seus negócios a investidores, aceleradoras, empresas e outros atores britânicos. Já a parceria com o Senai prevê uma pontuação extra para os finalistas do programa que quiserem participar do Edital de Inovação da Indústria, que financia projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas.


Parceria com o MEC no âmbito das Chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, “Chamada CNPq-SETEC/MEC - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. A novidade é que o Ministério da Educação vai criar dentro da Chamada uma Linha de Apoio exclusiva para startups finalistas do InovAtiva Brasil. As empresas finalistas das edições anteriores, 2013 e 2014, também terão acesso.


Site: Agência Gestão CT&I 

Data: 01/05/2015

Hora: 9h30

Seção: ------

Autor: ------

Link:http://www.agenciacti.com.br

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por