Notícias

26/06/2013

CAST INVESTE EM PROGRAMA DE INCENTIVO PARA FUNCIONÁRIOS

O mercado de tecnologia da informação no Brasil é um dos setores que mais cresceram nos últimos anos. No entanto, um de seus principais desafios é a escassez de mão de obra. De acordo com um estudo encomendado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) à consultoria IDC, em 2014 haverá uma demanda de 56 mil profissionais, enquanto apenas 32 mil concluirão cursos na área. Com o número de formandos aquém do necessário, as companhias se deparam com uma questão importante: “Como aumentar a produtividade dos profissionais de TI?” Pensando nisso, a Cast está investindo em um programa de incentivo cujo objetivo é criar um ambiente motivacional e alavancar a produtividade dos seus funcionários.

No programa, são formadas equipes que incluem profissionais de diversos níveis, como coordenadores, analistas de sistemas e de testes, programadores e testadores. Chamado de Núcleo de Produção, cada grupo define um representante, que fica responsável por atualizar o painel com os indicadores apurados mensalmente e que refletem a produtividade da equipe.

A Cast acompanha os principais indicadores operacionais semanalmente, e, por meio de reuniões periódicas, são compartilhadas as metas e os resultados das equipes envolvidas. A expectativa é desenvolver o espírito participativo dos colaboradores, como atitude positiva e competição sadia. Também estão entre os objetivos gerar o engajamento e a retenção dos profissionais, reconhecer as melhores performances e usá-las para refinar os planos de carreira. O programa ainda prevê premiações mensais, semestrais e anuais para as equipes. 

O programa piloto teve início em 2012 e já está sendo adotado regularmente em todos os centros de conhecimento e desenvolvimento de soluções da Cast distribuídos pelo País. A iniciativa permitiu melhorar em 20% a produtividade dos profissionais da equipe de desenvolvimento da empresa. 

“Com o projeto, a Cast pretende exercitar as competências corporativas necessárias ao mercado de TI, como capacidade de análise, visão estratégica com foco no cliente, liderança, trabalho em equipe, comunicação e facilidade de adaptação às mais diversas situações”, afirma Eliana Oliveira, gerente de Recursos Humanos da Cast. 

Paralelamente, para os estagiários, a Cast elaborou um programa de desenvolvimento de talentos, a fim de identificar quais jovens têm habilidades para futuras posições na empresa, além de estimular o aprendizado contínuo. As atividades incluem palestras e oficinas de capacitação junto com instituições parceiras e treinamentos ministrados pela Gerência de Recursos Humanos, que contam com trabalhos em grupo, jogos, cases, artigos e filmes. Para aferir o desenvolvimento, são aplicadas avaliações técnicas e comportamentais. 

 

Fonte: SEGS

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por