Notícias

06/02/2013

BRASILEIROS GANHAM PRÊMIO DA ONU PARA TECNOLOGIA MÓVEL

hand-talk-1017131115.jpg

A Hand Talk, empresa de desenvolvimento de soluções digitais para inclusão social, criado por três alagoanos, acaba de ser eleita em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o melhor aplicativo pelos jurados do WSA-Mobile, evento organizado pela ONU e considerado o maior e mais importante evento da área de tecnologia móvel do mundo.

O programa é capaz de traduzir para a linguagem gestual, em tempo real, tanto mensagem de texto, como áudio (voz) e deve estar disponível gratuiramente no mercado a partir de agosto. Os sócios Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz viajaram no último sábado (02) para Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde acontece a entrega do prêmio.

Assista matéria do Repórter Brasil sobre o aplicativo INCORPORAR:



Depois de disputar com quase 500 projetos de várias partes do mundo e ser considerada um dos cinco melhores na categoria ‘Inclusão Social’,

Hand Talk consagrou-se campeã e teve eleito o melhor aplicativo do mundo após apresentar-se para os jurados e convidados do evento. “Já era uma vitória poder participar desse evento, toda equipe sabe de sua importância, afinal, trata-se do ‘Oscar dos Aplicativos Móveis’. Estamos muito felizes em saber que o nosso projeto foi considerado por todos os jurados o melhor do mundo, isso nos deixa com mais ânimo para trabalhar”, diz Carlos Wanderlan, diretor de tecnologia da Hand Talk.

Mãos que falam
Conhecido como "Hand Talk" (mãos que falam em tradução livre), o programa conta com um avatar (espécie de personagem), batizado de "Hugo" que realiza a tradução da linguagem sonora ou escrita para a linguagem do celular. Hugo aparece na tela fazendo os sinais, após a mensagem ser digitada ou apenas falada, próxima ao aparelho.

De acordo com a página oficial dos criadores, o processo de desenvolvimento do software ainda está em andamento e trata-se de uma adaptação muito "minuciosa", uma vez que pequenos detalhes, com a expressão facial de Hugo podem fazer diferença no sentido da mensagem.

Apoio

Segundo os sócios, para conquistar o prêmio no WSA-Mobile, o projeto contou com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, através da ‘Desenvolve’ (Agência de Fomento do Estado de Alagoas) e da Secretária de Ciência e Tecnologia, que desde o início "perceberam o potencial e a visibilidade que o projeto traria para Alagoas e para o Brasil".

“Queremos levar uma ideia alagoana e brasileira para todos os lugares do mundo. Esperamos quebrar muitas barreiras e estreitar relação entre surdos e ouvintes em todas as partes do planeta”, comenta Ronaldo Tenório, CEO (Chief Executive Officer) do Hand Talk.

Fonte:Site EBC 

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por