19/06/2013

BRASIL PASSA À FRENTE DA INGLATERRA E JÁ É O QUARTO MERCADO DE TIC

O mercado brasileiro de tecnologia, compreendendo as áreas de TI e Telecomunicações (TIC), saltou para a quarta posição em termos globais, deixando para trás a Inglaterra, e só perdendo em volume de receitas para EUA, China e Japão. A informação é parte de um estudo sobre as novas tendências do setor, apresentado pela consultoria norte-americana IDC durante o Floripa TICs Fórum 2013, organizado no início de maio, em Florianópolis, pela brasileira Dígitro Tecnologia.

Segundo o levantamento, o setor de TIC movimentou US$3,6 trilhões em 2012, sendo US$949 bilhões no mercado norte-americano, US$ 334 bilhões na China e US$315 bilhões no Japão. O Brasil aparece logo em seguida, com um movimento total de US$169 bilhões, superando em oito bilhões de dólares a movimentação da Inglaterra.

Em termos percentuais, o Brasil representa 5% dos negócios de TI no mundo, o que, na visão do IDC, comprova um salto expressivo, na comparação com a posição de dez anos atrás. "Em meados da década passada, o mercado estimava em 1% os negócios de TIC no Brasil, em relação ao mundo, o que atesta um considerável ganho de estatura", afirma Anderson Figueiredo, gerente de pesquisa do IDC para o setor empresarial.
Na América Latina, o mercado brasileiro responde por 51% dos negócios e supera, quase três vezes, o movimento de TIC do México (US$54 bilhões). Outros dados interessantes dizem respeito a grandes economias que estão bem abaixo do Brasil na área de TIC, como é o caso da Rússia (US$73 bilhões), da Coreia do Sul (US$ 67 bilhões) e da Espanha (US$61 bilhões).

O Floripa TIC Fórum 2013 reuniu representantes de algumas das maiores empresas do setor e debateu assuntos como a explosão da mobilidade nas redes corporativas, o avanço das tecnologias de inteligência voltadas para grandes massas de dados (big data) e a migração da infraestrutura de TIC das empresas para a computação em nuvem.

Fonte: TI RIo