Notícias

17/06/2013

APLICATIVO BRASILEIRO VENCE CONCURSO PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS

O aplicativo Colab, desenvolvido por brasileiros, foi eleito a melhor iniciativa para dispositivos móveis pelo concurso AppMyCity, promovido pela New Cities Foundation. O anúncio foi feito em 5 de junho durante a Cúpula das Novas Cidades, que aconteceu em São Paulo. O objetivo da premiação é celebrar aplicativos que “melhorem a experiência urbana, conectem pessoas e tornem as cidades mais divertidas, justas, vibrantes e sustentáveis”.


O Colab foi lançado em março deste ano e permite a seus usuários registrar problemas urbanos, propor projetos e avaliar serviços públicos, “criando uma rede social de cidadania e encorajando a participação cívica”. Ele está disponível para sistemas operacionais iOS e Android e funciona conectado ao Facebook.

Como exemplo de uso do aplicativo, a página do Colab propõe que, ao ver um carro estacionado em local proibido, o cidadão relate o problema e o localize por meio de GPS. Registrando a queixa, autoridades, que podem requisitar acesso à plataforma, podem deslocar equipes para resolver o problema. Ao mesmo tempo, o usuário pode propor soluções para a questão e avaliar a medida tomada pelo poder público, assim como instalações e serviços oferecidos pelo governo.

Estas ações são também discutidas com outros usuários, que podem amplificar a queixa e debater propostas para resolvê-las. Quanto maior o debate, mais pontos uma proposta ganha no aplicativo, que segue a lógica da gamification para estimular seu uso.

“Este tripé de fiscalização, proposta e avaliação estimula o cidadão a tornar a cidade melhor. Mais que isso, vemos uma consciência cívica florescer, com as pessoas mudando suas atitudes de maneira bastante positiva”, afirmou Bruno Aracaty, um dos desenvolvedores do Colab, na apresentação do projeto à Cúpula das Novas Cidades. “O Colab é um aplicativo incrivelmente inovador que abrange o espírito de participação e inclusão que nós buscamos fomentar”, afirma Mathieu Lefevre, diretor executivo da New Cities Foundation e jurado do prêmio.

Atualmente, há cerca de dez mil pessoas cadastradas na plataforma, a maioria brasileira, apesar de uma versão em inglês estar disponível. A utilização começou em Recife (PE), onde está sediada a empresa desenvolvedora, de mesmo nome. No primeiro mês de uso foram feitas cerca de 600 fiscalizações e 250 propostas. São Paulo já começou a utilizar o programa.

Como vencedor do AppMyCity, o Colab recebeu US$ 5 mil, que, de acordo com Gustavo Maia, um de seus desenvolvedores, serão usados para melhorar a plataforma.

O Colab chegou à final do concurso com outros dois aplicativos, o norte-americano PublicStuff e o israelense BuzzJourney. O PublicStuff tem proposta semelhante à do aplicativo brasileiro, enquanto a BuzzJourney busca melhorar o uso do transporte público em centros urbanos. 

A edição de 2013 foi a segunda do prêmio AppMyCity. Seu organizador, a New Cities Foundation, é uma ONG que promove inovações urbanas e novas parcerias entre governo, empresas, comunidade científica e sociedade civil.

 

Fonte: Convergência Digital

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por