Notícias

11/06/2013

ALTA DO DÓLAR REDUZ INVESTIMENTOS DO MERCADO CORPORATIVO EM TI, APONTA ESTUDO DA ABRADISTI

A instabilidade do dólar durante todo o ano de 2012 também foi um grande influenciador no mercado de TI como um todo. Segundo dados da 3ª Pesquisa Inédita Setorial e Salarial dos Distribuidores de TI e o 2º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), apenas 40% das empresas não tiveram qualquer impacto nos investimentos em TI.

 
Encomendado ao IT Data, a pesquisa levantou, durante os meses de outubro e novembro, os investimentos em TI de 380 empresas de todos os portes no país. Além disso, a IT Data somou ao estudo uma pesquisa, em parceria com o Instituto Sem Fronteiras, que abrange 1.140 empresas dentre as 3 mil maiores corporações que mais investem em TI no Brasil.
 
Para os investimentos em TI são considerados dois pontos: o primeiro, chamado de despesas, inclui pagamentos de pessoal interno e gastos administrativos, e o segundo, investimentos, onde são considerados fornecedores e canais com a contratação de serviços de terceiros (mesmo outsourcing interno), além da compra de produtos. 
 
E, nesse panorama, houve um retrocesso de quatro pontos percentuais nos investimentos corporativos de 2012 em relação a 2011, quando 48% de todo o orçamento das empresas foi voltado para investimentos e 52% para despesas. Em 2011, o cenário era exatamente o inverso.
 
“A volatilidade do dólar faz com que os preços fiquem mais altos e congele o investimento das empresas em TI, e alguns segmentos como indústria, agronegócio e governo reduziram, durante o ano, os investimentos previstos para 2012. Além disso, a falta de mão de obra na área de TI vem ocasionando aumento das despesas no orçamento e isso interfere nos investimentos”, explica Mariano Gordinho, presidente da Abradisti.
 
Sobre a ABRADISTI
A ABRADISTI - Associação Brasileira de Distribuidores de TI (Tecnologia da Informação) - nasceu em 2010 com o objetivo de fomentar crescimento da cadeia de fornecimento em TI. A Associação foi criada para que o mercado brasileiro entenda o papel do segmento de distribuição na área de tecnologia da informação no país, bem como sua relevância para a movimentação do setor. A ABRADISTI é a primeira Associação no Brasil pertencente a esse segmento, presidida por Mariano Gordinho, atual Vice-Presidente da Officer, e composta por quatro Vice-Presidentes: José Bublitz Machado, Diretor Geral da SND, Alberto Rodrigues, Diretor Geral da Alcatéia, Marco Antonio Chiquie, Diretor Geral da AGIS e Marcos Coimbra, Diretor Geral da All Nations. A organização também já conta com o apoio de Associações renomadas no setor como ABES (Associação Brasileira das Empresas de Sofware) e ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos). Os associados também já contam com o Selo de Certificação ABRADISTI, que poderá ser divulgado pelas empresas associadas como forma de dar maior credibilidade às organizações que apoiam e suportam as iniciativas da Associação. 
Fonte: Segs

Venha fazer parte da nossa equipe de vencedores. Cadastre seu currículo.

Copyright © 2011-SindInformática - Todos Direitos Reservados

Avenida Anhanguera, nº 5674, sala 401, 4º andar - Setor Central - CEP: 74.043.011 - Goiânia/GO. Fone: (62) 3942.9499 | (62) 3942.9599

Produzido por